Translate

pintovieiradesenho

pintovieiradesenho

DÉCADA 2000



Página em organização



2000


Nesta década realiza-se o conjunto maior, em quantidade e dimensões, de obras de pintura e a exploração de ideias sobre as imagens no desenho, que se prolongarão na década seguinte.





2001
desenhos
série: impossíveis
Desenhos a cera tratando sintéticamente a duas cores, preto e sépia, imagens sobre as relações entre animais ou o meio.



                                                                             pastel de cera sobre papel, 35x50cm






                                    
Pintura 
série: "Carlson"

Esta série, constituída por 14 obras, a exemplo da série Pina Bausch, foi realizada a partir de imagens fotográficas feitas por mim sobre as imagens de televisão gravadas em VHS de um bailado de uma coreógrafa, julgo que, sueca. A recolha que sempre fiz de videos de bailados, ópera,  filmes e actualidades era feita instantaneamente na altura da sua transmisssão sempre que me fascinavam.  Nunca registei com cuidado as suas origens. Por isso agora possuo poucos dados sobre a origem dessas imagens. A definição cromática do écran era alterada provocando alterações na imagem original. As imagens das pinturas são composições feitas a partir de figuras significativas para mim. Todas as peças são sobre madeira e pintadas a acrílico.


acríçlico sobre madeira, 155x126 cm


acrílico sobre madeira, 150x125cm


acrílico sobre madeira, 125x105cm


acrílco sobre madeira ,108x85cm







Desenhos
série: folhas
40x29,5 cm - papel canson

Em 2001 começei a concretizar uma variante aos esquemas de elaboração que antes tinha experimentado.
Todos os desenhos seguiram um "programa". 1º desenhar uma folha duma planta do natural, ocupando cerca de 50% da superfície, assimétricamente, e usando um lápis 6B para explorar a volumetria, os tons, os padrões, ou valores da folha. Este desenho só poderia ser feito duma só vez pois a folha seca e altera-se. 2º, com base num arquivo de imagens escolher uma ou duas e desenhar em lápis 2B a sua interpretação. Essas imagens seriam de pessoas em acção. 3º, encoberto pelo desenho das folhas apareceria, parcialmente, uma imagem, em desenho de contorno, de uma figura nua. Foram realizados 23 desenhos. Alguns deles podem ser vistos em seguida



















                                  2002



   

desenhos
série: objectos estranhos
em preparação
                                            

2001.2003
pintura
série: os três amigos

Esta série tem como ponto de partida a recolha fotográfica feita sobre um video digital. O video foi realizado numa praia do Algarve, em meados dos anos 90.  Só no início dos anos 00, fui atraído pelo "mistério", que o video anunciava sobre uma brincadeira entre dois homens e um menino entre o mar e a terra. Não foi fácil avançar para a pintura de grande formato por muitas razões.  Mostro agora alguma imagens das cópias das fotos digitalizadas e impressas e de algumas folhas com estudos de desenho e pintura. Já tinha nos anos 90 feito várias pinturas, sobre as pessoas nas praias do Norte, que poderei vir a mostrar, que me tinham deixado muito desiludido sobre a possibilidade de pintar o "natural".  Tenho muito claro que a paisagem do mar, da praia - esse lugar onde nos despimos todos sem pudores - como universo poético é muito diferente no Atlántico do Norte e no Mar do Sul. Mas o naturalismo a que nunca fui atreito, não tem deixado de me fascinar até porque tem mau apreço para os "modernistas". Foi neste contexto complexo e contraditório que avancei. A seguir se pode ver o resultado em 5 das 9 peças pintadas.

3 amigos1 .82x65 cm, acrilico em tela


3 amigos2 .133x94 cm, acrilico em tela



3 amigos3 .125x91cm, acrilico em tela



3 amigos4 .82x65 cm, acrilico em tela



3 amigos5 .82x65 cm, acrilico em tela





4 folhas A4 de estudos de pintura


4 folhas A4 de estudos de pintura

4 folhas A4 com esquissos e esboços

3 folhas A4 com diversas impressões de imagens digitais tratadas





                                        2003




2003
desenhos
série: folhas sob
em preparação











                                                  



                                      2004










2004
pintura
série: Menina azul

Esta série, iniciada anos antes em estudos diversos, tem a sua origem num video feito por mim na praia do Castelo do Queijo. A cena registada era a de uma menina que brincava com o irmão, acompanhados do avô.  Na altura, como habitualmente quando registo imagens, atraiu-me  o "vulgar especial". Depois passados anos fiz fotos digitais do filme- processo novo - e tirei cópias em papel.  Como sempre tem acontecido, algo me atraiu nessa frágil figura e comecei a compor, desenhando e pintando estudos. Então certas imagens compósitas à volta do tema, da menina em fato de banho azul, começaram a ganhar um sentido que me ia satisfazendo.  Associaram-se imagens a partir de fotos recolhidas, em videos dos "saltos para a água" dos jogos olímpicos, além de outras diversas. A presença de uma ave, um pavão, foi a certa altura uma "necessidade". A série é constituida por 12 peças de diferentes tamanhos. Eis algumas:


óleo sobre tela, 120x80 cm


acrilico sobre madeira , 80x 50 cm


óleo sobre tela, 130x90 cm

acrilico sobre madeira, 100x80 cm
   


                               2005







2005
desenhos
série de desenhos : hoje e ontem.
 em preparação







                                
                                                                 


                                         2006



2006
série: as amantes

em preparação













2007/2008/2009
em preparação